quarta-feira, 1 de abril de 2009

Marvin Gaye e 1º de Abril de 2009: 25 anos da morte e véspera do aniversário de 70 anos

Alô galera!

Hoje (01/04/2009) chegamos a 25 anos desde a morte de um dos maiores nomes da música internacional: o cantor, compositor, instrumentista (começou como baterista!!), produtor, arranjador e gênio musical Marvin Pentz Gay Jr. Em 1º de abril de 1984, ironicamente um dia antes de seu aniversário de 45 anos, o ícone da Motown foi assassinado com um tiro por seu pai, o reverendo Marvin Gay, depois de uma briga.

Marvin Gaye, o "e" entrou no nome para afastar-se do pai, evitar a associação ao homossexualismo e também para imitar o ídolo Sam Cooke, que fez a mesma coisa, é sem dúvida um dos maiores expoentes da música soul e um de meus artistas favoritos. Ele e Stevie Wonder são artistas extra-classe, gênios de verdade. E ainda foram parceiros de primeira hora, com Marvin tocando bateria em gravações do ainda "Little" Stevie Wonder no início dos anos 60.

Quem não conhece o disco "What's Going On" de 1971, não sabe o que é música boa. Corram atrás pois é discoteca básica. Este é um dos discos mais importantes da história, com influências do jazz e do funk, e contendo "apenas" a faixa título, "Mercy Mercy Me" e "Inner City Blues (Make Me Wanna Holler)". Todas foram para os primeiros lugares na Billboard e consagraram Marvin Gaye. Depois ainda vieram outros albuns importantes como “Let's Get It On” (1973) e “Midnight Love”, de 1982, com o enorme sucesso (e uma delícia de música!) “Sexual Healing”.

Marvin Gaye trabalhou desde o início da carreira com muitos dos grandes artistas da música soul. Contratado por Berry Gordy para atuar como baterista de estúdio de grupos da Motown, ele tocou com, e depois cantou, produziu ou arranjou Martha and the Vandellas, Stevie Wonder, The Marvelettes, Tammi Terrell, The Originals, The Supremes, Mary Wells, Kim Weston, Diana Ross, entre outros.

Quem gosta de história da música, curte podcasts, entende inglês e quer saber mais sobre Marvin Gaye e outros artistas da gravadora Motown, recomendo fortemente o podcast Motown 50 É show!

Para fechar o post e homenagear este monstro sagrado da música contemporânea, seguem dois videos para vocês saborearem a arte em seu estado mais sublime:


Marvin Gaye "What's Going On / What's Happening Brother"


Marvin Gaye "Sexual Healing" (Grammy Awards 1983):








4 comentários:

roger disse...

Zé Botina!!!!
Acordou é?
E a negrada aqui como fica?!?!?
Demorou!
Cartão 'marelo'!
Abraço,
RV

roger disse...

Canta MUITO!

Rubem Penz disse...

Sérgio,
Tanto suingue só poderia vir de um baterista...
Abraços,
Rubem

Sergio Oliveira disse...

Valeu Roger e Rubem!

Com a ajuda e incentivo dos amigos vou perseverar e manter o blog ativo. Mesmo meio deprê com o fim do programa, rsrsrs.

É verdade Rubem, drummers rule!

Abraços,

Sérgio